Barragem Doutor, na mina Timbopeba, em Ouro Preto, da mineradora Vale — Foto: Reprodução/TV Globo

O QUE “VALE” É O LUCRO, NÃO É A VIDA

A Vale informou nesta quarta-feira (29) que vai retomar as operações da mina de Timbopeba, em Ouro Preto, a partir da próxima semana.

As atividades da mina estavam suspensas pela Justiça desde março de 2019, por risco de rompimento da barragem Doutor, que faz parte do complexo.

A decisão foi divulgada 15 dias após 78 famílias do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, serem retiradas de suas casas porque a barragem teve seu nível de segurança elevado para 2, ou seja, maior risco de rompimento. As famílias foram retiradas de forma preventiva.

No comunicado, a mineradora informou que as operações serão retomadas com processamento a seco do minério e que tal produção foi autorizada pela auditoria externa contratada pelo Ministério Público de Minas Gerais.

Testes de gatilho de vibração feitos em janeiro deste ano cerificaram que não houve impactos nas estruturas geotécnicas existentes na mina. Estes testes permitiram, segundo a Vale, a volta das atividades.

O processamento a úmido poderá ser retomado depois que um duto para disposição dos rejeitos na cava de Timbopeba for concluído. Essa etapa permitirá que a Vale atinja produção total de 1 milhão de toneladas por mês.

VEJA A NOTICIA NO SITE > G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s