“Relembrando o passado para questionar nosso futuro”
“O QUE É VERDADE E O QUE É MENTIRA?… COMO ESSE MATERIAL FOI RETIRADO DA CIDADE?… PARA ONDE FOI?… FOI FEITO CONTROLE DOS NÍVEIS DE RADIAÇÃO DURANTE QUANTOS ANOS?… EXISTE RELAÇÃO ENTRE O FATO E O NÚMERO DE PORTADORES DE CÂNCER NA CIDADE? … OU TUDO É APENAS UMA LENDA URBANA?”… Vascão Do Pastel > COLUNISTA
“Um ano após o maior acidente radiológico do Brasil, especialistas foram até a cidade Caeté para analisar a possibilidade de cápsulas de Césio-137 estarem sendo armazenadas inadequadamente. No vídeo, um trecho da matéria realizada pelo Momento de Minas, entrevistando Adílson Salgado, então representante da Comissão Nacional de Energia Nuclear”
A possibilidade da existência de cápsulas de Césio 137 armazenadas na CPRM perto da Cerâmica, ou a forma como, quando e para onde foram removidas, ainda hoje é um mistério.
O que me preocupa é a possibilidade de que sua manutenção e manipulação de maneira errada possa ter ocassionado a contaminação ambiental e humana provocando o aumento nos casos de câncer na região. Não existem informações claras de todos os procedimentos. Sabemos apenas que essas cápsulas existiam e estavam lá guardadas. Resta agora saber se ainda estão lá e se foram retiradas para onde foram levadas e de que forma esse material radioativo atravessou a cidade. Muitas perguntas sem resposta para um assunto tão preocupante.
