TUBARÕES AMBULANTES

Várias espécies de tubarões bem características habitam as águas da Austrália e da Indonésia

Os tubarões povoam as águas há centenas de milhões de anos. Durante esse longo período, algumas espécies quase não mudaram, mas recentemente foram encontrados casos extraordinários, como o dos tubarões ambulantes.

Embora possamos pensar que não exista mais nenhum animal para ser descoberto, a biodiversidade do planeta Terra nunca deixa de nos surpreender.

Estima-se que ainda falte identificar aproximadamente 86% das espécies terrestres e 91% das espécies marinhas. Dessas últimas, não conhecemos muitos dados, já que o seu monitoramento é muito difícil.

É por isso que é tão surpreendente encontrar novas espécies, como, por exemplo, os chamados tubarões ambulantes. Atualmente, são conhecidas nove espécies desses animais que habitam as águas da Nova Guiné, do norte da Austrália e do leste da Indonésia.

Todas essas espécies pertencem ao gênero Hemiscyllium, uma família de tubarões tropicais de águas pouco profundas que vivem a vida inteira entre os recifes.

Por que eles são conhecidos como ambulantes?

Esses animais apoiam as suas barbatanas para “andar” no fundo rochoso das águas tropicais. Quando observados, fica claro que o movimento deles lembra mais o ato de andar do que o de nadar.

Os tubarões ambulantes se movem usando as barbatanas peitorais da frente juntamente com as barbatanas ventrais traseiras. Assim, eles andam devagar e pesadamente pelo fundo do mar ou até mesmo sobre os recifes de coral fora da água, durante a maré baixa.

Essa mobilidade lhes dá uma vantagem sobre as suas presas na maré baixa e isso permite que eles se tornem o principal predador do recife.

Os tubarões ambulantes se movem entre as poças de água para capturar caranguejos, camarões e peixes pequenos, que compõem a principal parte da sua dieta.

Como são os tubarões ambulantes?

Esses tubarões têm quase um metro de comprimento e um corpo cilíndrico e fino, com a boca ventral e a cauda longa. As espécies podem ser distinguidas de acordo com o seu padrão, que combina manchas brancas pintadas e escuras na região dorsal.

A habilidade de se mover dessa maneira e a capacidade de viver em ambientes com pouco oxigênio fazem deles bons predadores, embora seja importante destacar que eles são inofensivos para os seres humanos, de modo que o ataque a esses animais é totalmente injustificado.

A evolução dos tubarões ambulantes

Os tubarões são animais que parecem ter parado no tempo, tendo mudado pouco nos últimos 400 milhões de anos. Por esse motivo, descobrir essa especialização constitui um feito único. A explicação pode estar no fato de estarem isolados em águas tropicais, onde vivem durante toda a sua vida, sem se afastar muito do local onde põem os seus ovos.

Acredita-se que as espécies de tubarões ambulantes tenham evoluído depois que os tubarões se afastaram da sua população original e se isolaram geneticamente em outras áreas para, após milhões de anos de evolução, tornarem-se novas espécies.

Foto: Mark Erdmann | Conservation International

As ameaças aos tubarões ambulantes

Esse gênero de tubarões está na categoria vulnerável, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, mas, na verdade, a sua situação não é conhecida com exatidão já que pouco se sabe sobre a sua biologia.

A captura para o uso em aquários e a pesca intensiva são as principais ameaças enfrentadas por esses animais. Por outro lado, o efeito das mudanças climáticas e a destruição do seu habitat também são fatores que influenciam a sua conservação.

A destruição do seu habitat pode ser muito prejudicial para eles, uma vez que algumas espécies estão limitadas a áreas muito pequenas e são nativas desses locais.

É importante apostar na conservação de toda a biodiversidade que conhecemos atualmente (bem como na das espécies que ainda não conhecemos) para que possamos continuar a apreciar e a estudar os animais no seu habitat natural.

A biodiversidade enriquece o nosso planeta.

VEJA A NOTICIA NO SITE … MEUSANIMAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s