CRIME AMBIENTAL EM CAETÉ

GERENTE E MOTORISTA DE LOJA FORAM PRESOS

15/06/2020  09h19

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu em flagrante um motorista e um gerente de uma grande loja de material de construções por crime ambiental, em Caeté, na última quarta-feira (10). A ação contou com o apoio da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O motorista foi flagrado, trajando o uniforme da empresa, ao descarregar entulho da caçamba de um caminhão, também identificado com a marca da loja, nas margens da curva da estrada do Morro do Serrote. O homem alegou agir sob ordens do gerente da loja.

No estabelecimento comercial, o gerente foi identificado e, ao lado da sede da loja, em um terreno sem construções também usado pela empresa, foi identificado ainda outro crime ambiental. Nas margens e leito do Ribeirão Caeté, que passa sobre o terreno, também havia depósito de terra e entulho de materiais de construção, botas de trabalho, material plástico de embalagens e material publicitário da referida loja. No local, também foi havia grande volume desse material e marcas de que foi movimentado para dentro do ribeirão com maquinário pesado, aparentemente, uma retroescavadeira.

O motorista e o gerente foram autuados em flagrante, e liberados após o pagamento de fiança. Ambos serão investigados pela prática do crime de poluição, por duas vezes, ao qual é prevista pena de cinco anos de prisão por cada fato. Além disso, eles estão sujeitos à responsabilidade administrativa ambiental, no âmbito da qual, estarão sujeitos a multas.

A Polícia Civil reforça que jogar entulho, lixo e qualquer resíduo em local não adequado ou “bota-foras” não regularizados, além de ilícito administrativo, pode caracterizar crime ambiental, sujeito a penalidades altas. Mais do que uma preocupação pessoal, porém, tal conduta causa enormes prejuízos à coletividade com a contaminação do solo, do lençol freático, propicia o ferimento e ingestão por animais de objetos nocivos, além de destruir a flora local e propagar doenças. É importante observar a coleta de lixo e os locais autorizados para depósito de entulhos para proteção do meio ambiente e para a saúde pública.

VEJA A NOTICIA NO SITE DA ASCOM-PCMG 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s