QUAIS OS RISCOS SAÚDE?
A “nuvem de poeira Godzilla” atravessou o oceano Atlântico e deve atingir o Brasil e afetar a qualidade do ar nos Estados Unidos. O fenômeno acontece todos os anos, mas acabou se intensificando em 2020 e se tornou uma das maiores tempestades a atravessar o oceano em décadas, e que pode ser vista do espaço.
Nuvens de poeira originárias do deserto do Saara, no norte da África, geralmente afetam pessoas com problemas respiratórios crônicos; mas, neste ano, elas são mais uma preocupação em meio à pandemia de Covid-19.
Em sua jornada habitual de milhares de quilômetros do norte da África, partículas de poeira do deserto do Saara já chegaram nesta semana ao sudeste do México e a vários países do Caribe.
Todos os anos, mais de 100 milhões de toneladas de poeira são levadas do deserto pelo vento, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, e grande parte chega à Europa e à América. Segundo Olga Mayol, especialista do Instituto de Estudos de Ecossistemas Tropicais da Universidade de Porto Rico, a nuvem atual apresenta as maiores concentrações de partículas de poeira observadas na região no último meio século.
VEJA A NOTICIA COMPLETA NO SITE G1