JEN REID sai >< entra DEBATES

Em menos de 24 horas, monumento que foi instalado no lugar de estátua de escravocrata foi retirada.

A polêmica das estátuas na cidade de Bristol continua e teve mais um capítulo na manhã desta quinta-feira (16). A homenagem para a manifestante Jen Reid, que havia sido erguida no centro da cidade, foi removida pela prefeitura local. A estátua de Reid tinha sido colocada na madrugada anterior no mesmo pedestal que antes era ocupado pela controversa estátua de Edward Colston.

VEJA REPORTAGEM ANTERIOR SOBRE O ASSUNTO AQUI

A homenagem a Colston ficou conhecida no mundo inteiro depois de ter sido derrubada por manifestantes e lançada no rio da cidade.

O artista Marc Quinn, então, se inspirou na imagem de Jen Reid — que no dia das manifestações subiu no pedestal e posou para fotos com o punho erguido. A imagem da mulher negra se transformou em uma estátua de aço e resina que foi instalada no centro de Bristol às escondidas. O simbolismo do gesto também ganhou forte repercussão aqui na Inglaterra, mas a homenagem não ficou muito tempo em pé. A prefeitura da cidade alega que o tema é delicado e a obra que irá substituir a estátua de Edward Colston precisa passar por processos de discussão com a sociedade local — e isso não aconteceu. Dessa forma, a decisão de retirar a estátua da mulher negra foi tomada rapidamente. Ela foi levada para um museu local e está à disposição do artista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s