TEATRO EM TEMPO DE PANDEMIA

Como assistir aos espetáculos online na FITA – Festival Internacional de Teatro de Angra

Assista sem sair de casa, no conforto do seu lar, através do Celular, Tablet, TV ou SmartTV.

O teatro em função do sucesso que as lives de shows musicais online veem fazendo resolveu se adaptar à nova realidade mundial.

Eriberto Leão irá se apresentar exclusivamente online com a peça O Astronauta no dia 9/12 — Foto: Divulgação/Emmanuelle Bernard

A Festa Internacional de Teatro de Angra, a Fita, é o primeiro festival de teatro a aderir a essa nova realidade, serão, no total, 37 peças sendo transmitidas através de plataforma de vídeo, de maneira gratuita. Grandes nomes como Lilia Cabral, Nany People, Eriberto Leão, Samara Filipo, Ícaro Sila e grande elenco irão passar pelos 17 dias de festa.

Para assistir é muito fácil, basta acessar o canal do seu computador, smartphone, tablet ou smart TV. Verifique se seu aparelho possui um aplicativo exclusivo da plataforma de vídeos Youtube, se ele possuir, bastar digitar “Vem pra Fita” na barra de procura e clicar no ícone da 14ª Festa Internacional do Teatro de Angra dos Reis. Todos os espetáculos são gratuitos e alguns terão tradução em libras. Verifique a classificação indicativa de cada espetáculo.

O teatro se reinventa na Fita!

“A lista”, peça estrelada por Lilia Cabral e sua filha Giulia Bertolli, abre a programação, que inclui 37 espetáculos de grupos como Galpão, Armazém e Barca dos Corações Partidos, além de nomes como Maitê Proença e Nany People.

Com patrocínio da ENEL, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, acontece em Angra dos Reis a 14ª FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis, um dos mais importantes festivais de teatro do país. A atriz Lília Cabral é a homenageada do evento, que será realizado de 04 a 20 de dezembro com uma programação que contempla 37 produções ao todo.

O teatro no mundo inteiro vem vivendo uma nova realidade, devido à pandemia, o setor do entretenimento foi o primeiro a parar e é o que mais vem tendo dificuldades para conseguir voltar, uma vez que o entretenimento vem colado com grandes aglomerações, afinal, como ir a um show com uma banda famosa ou a um ótimo espetáculo e o local não estar lotado. Com isso, foi necessário a adaptação para o formato online, assim como os cantores já estavam fazendo.

A Fita, vem como pioneira no formato de festival de teatro através das plataformas digitais. Será uma verdadeira revolução nestes novos tempos. Grandes espetáculos e produções irão se apresentar no palco do Teatro Municipal, e você poderá assistir no conforto da sua casa através da TV, Smartphone, tablet e computador.

A edição de 2020 traz a participação de grupos e de nomes consagrados na cena teatral brasileira. Além de Lília Cabral, muitas mulheres empoderadas marcam presença. É o caso de Júlia Lemmertz (“Simples assim”), Analu Prestes (“As crianças”), Maitê Proença (“O pior de mim”), Clarice Niskier (“Coisas de mãe”) e Rosane Gofman (“Eu sempre soube”).

O isolamento social provocado pela pandemia inspira muitas das montagens. É o caso, por exemplo, dos solos de Eriberto Leão e Mouhamed Harfouch, que estrelam “O astronauta” e “Homem de lata”, respectivamente. Esses novos tempos movem também o grupo mineiro Galpão, que traz sua “Histórias de confinamento”; a Armazém Companhia de Teatro (“Parece loucura, mas há método”) e a Cia Atores de Laura, que apresenta “Fronteiras invisíveis”.

Grandes nomes da nossa Cultura inspiram também algumas das produções selecionadas. Dois exemplos são o estilista e apresentador Clodovil Hernandes (1937-2009) e o cantor e instrumentista Jackson do Pandeiro (1919-1982). Enquanto o primeiro tem sua história contada em “Simplesmente Clô”, solo de Eduardo Martini, o segundo é o mote de “Jacksons do Pandeiro”, novo musical da Barca dos Corações Partidos.

As apresentações com plateia vão ocupar o Teatro Municipal de Angra, no coração da cidade. Serão disponibilizados ao público 80 lugares do teatro, menos da metade da sua capacidade total, de 210 lugares, portanto. Uma das marcas da mostra, a tenda com capacidade para 1.500 espectadores, não será montada este ano.

Neste ano, a FITA acontecerá somente no Teatro Municipal — Foto: Divulgação/Acervo TurisAngra

Três produções integram a Fitinha, voltada para o público infantil. São elas “O quintal de Berta”, do grupo Sintonia Dominó; “Lia e as palavras” e “Ser criança”.

Como assistir os espetáculos

Para as peças ao vivo no Teatro Municipal, os ingressos poderão ser trocados por uma lata de leite em pó, a partir de hoje, na Casa de Cultura. Os ingressos serão limitadíssimos. Para assistir online, através do Youtube, sempre no horário de 19h e 21h.

VEJA A NOTICIA NO SITE G1 e G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s