MAIOR ARANHA DO MUNDO
A “Theraphosa blondi”, também conhecida como “Aranha Golias Comedora de Pássaros” é a maior aranha do mundo, tanto em tamanho do seu corpo, quanto em peso, elas podem chegar a 28 centímetros e 175 gramas.

Essas aranhas são carnívoras e preferem ingerir pequenos insetos, como besouros e grilos, mas podem comer também lagartos, ratos e sapos menores. Uma espécie descoberta recentemente no Sri Lanka é tão grande que pode consumir até pássaros. o nome dessa aranha comedora de pássaros — não é só para impressionar não. As aranhas-golias realmente são capazes de devorar aves inteiras, e é isso mesmo que você vai ver neste vídeo, uma aranha que come pássaros devorando um pássaro inteiro.
A Theraphosa blondi é bastante conhecida por criadores de aranhas, porém a espécie só deve ser manipulada por pessoas com experiência, pois apresenta um comportamento muito agressivo. Seus pêlos abdominais são extremamente urticantes e sua picada é muito dolorida devido ao tamanho de suas presas (que podem passar de 2 cm de comprimento). Essas aranhas que comem pássaros podem viver mais de dez anos.

O principal habitat da aranha golias comedora de pássaros é a Amazônia brasileira, contudo, não é raro encontrar indivíduos dessa espécie também na Guiana, Venezuela e Suriname. O tipo de habitat preferido da aranha golias é o de floresta úmida.
Essa aranha gigante pode se comportar como canibal alimentando-se de indivíduos da mesma espécie.
Assim que a aranha golias sente a presença de uma presa próxima a sua toca, ela se lança pra fora e ataca a presa. Os pelos de seu corpo a fazem saber exatamente onde a presa está, apenas pela vibração, mesmo sem poder enxergá-las. E isso é uma vantagem e tanto já que a presa pode não perceber a presença da tarântula, pois ela não se mexe e não libera odor neste momento.

O comportamento das aranhas golias é considerado bem agressivo e suas picadas, apesar de seu veneno não ser muito tóxico para os humanos, podem provocar náuseas, sudorese e muita dor e os pelos presentes em seu abdômen e patas podem provocar muita irritação cutânea e nas vias respiratórias. Mas não se preocupe, pois essas tarântulas gigante só atacam pessoas quando se sentem ameaçadas, emitindo uma espécie de chiado como sinal de alerta.