VULCÃO LA SOUFRIÈRE

Ruídos estrondosos continuaram a emanar do vulcão neste domingo (11), com cobertura de cinzas nos telhados, carros e estradas em Kingstown, capital da ilha de São Vicente

O La Soufrière entrou em erupção na sexta-feira (9), após décadas de inatividade, lançando nuvens escuras de cinzas a cerca de 10 km no ar e obrigando alguns residentes próximos a deixarem suas residências.

Imagens de satélite da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos capturaram a ilha de São Vicente, no arquipélago caribenho de São Vicente e Granadinas, em meio a uma nova emissão de vulcão neste domingo (11).

.Ruídos estrondosos continuaram a emanar do vulcão, com cobertura de cinzas nos telhados, carros e estradas em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe.

O primeiro-ministro Ralph Gonsalves disse que não está claro quantas cinzas o vulcão vai liberar, acrescentando que mais de 3.200 pessoas estão agora em abrigos.

Imagens por satélite capturaram a ilha de São Vicente em meio a uma nova emissão do vulcão La Soufrière — Foto: Reuters

Ordens de evacuação

Erupção do vulcão La Soufrière no arquipélago caribenho de São Vicente e Granadinas — Foto: REUTERS

O La Soufrière, de 1.235 metros de altura, não entrava em erupção desde 1979, e sua maior erupção ocorreu há mais de um século, em 1902, quando mais de mil pessoas morreram. “Tentamos ficar bem. Lá fora, o silêncio é sepulcral”, descreveu a advogada Vynette Frederick, 44, originária de Kingstown.

Zen Punnett, morador da ilha, de 30 km de comprimento, contou que as pessoas entraram em pânico na última quinta-feira (8), quando foram divulgadas as ordens de evacuação, mas que a situação se acalmou no dia seguinte. “Não estamos saindo”, assinalou.

Na sexta-feira (9) à tarde, todas as pessoas que habitam a área vermelha de risco foram levadas para áreas mais seguras, informou a agência de gerenciamento de desastres.

As empresas Royal Caribbean International e Celebrity Cruises informaram em um comunicado que estão enviando dois navios para ajudar nas tarefas de evacuação

VEJA A NOTICIA NO SITE G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s