53 TRIPULANTES MORTOS

Submarino desaparecido foi encontrado

Destroços estavam localizados no fundo do mar perto da ilha de Bali, afirmam o chefe militar da Indonésia, Hadi Tjahjanto, e o chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono

Foto de arquivo mostra o submarino KRI Nanggala-402 em Surabaya, na província de Java
 Foto: ANTARA FOTO / via REUTERS

O submarino desaparecido estava partido em três partes.

O KRI Nanggala 402, fabricado na Alemanha, desapareceu na quarta-feira, quando solicitou autorização para submergir pela manhã. O presidente da Indonésia, Joko Widodo, lamentou a morte dos tripulantes:

— Todos nós, indonésios, expressamos nossa profunda tristeza por essa tragédia, especialmente para as famílias da tripulação do submarino — declarou.

As imagens capturadas por um veículo operado remotamente mostram o submarino no leito do oceano próximo à ilha de Bali

 Também foram encontrados objetos, entre eles coletes salva-vidas.

— Levando em conta as evidências, pode-se assumir que o KRI Nanggala afundou e que toda sua tripulação morreu — disse Tjahajanto.

O submarino estava participando de um exercício de torpedo em Bali na quarta-feira quando mergulhou e perdeu contato. Navios de vários países ajudaram nos esforços de busca e resgate, incluindo Cingapura, Malásia e Estados Unidos, além de mais de uma dezena de helicópteros.

A Marinha da Indonésia disse que um possível apagão de energia durante o mergulho estático pode ter feito o submarino perder o controle e tê-lo tornado incapaz de realizar procedimentos de emergência. De acordo com Margono, o acidente foi causado por “forças da natureza”, sem quaisquer indícios de erros da tripulação.

O incidente é o primeiro grande desastre com submarinos da Indonésia, que vem modernizando seu antigo equipamento militar nos últimos anos.

A Marinha da Indonésia estimou que a tripulação tinha oxigênio para sobreviver 72 horas em caso de pane elétrica e esse prazo terminou na manhã de sábado, o que tornava muito improvável a existência de sobreviventes.

No mesmo dia, foram encontrados fragmentos de um tapete de oração na última localização conhecida do submarino, reduzindo as expectativas de encontrar a tripulação com vida. Além disso, foi detectada uma mancha de óleo na área onde o submarino naufragou, o que sugere que o tanque se rompeu, ou seja, que houve um problema técnico no aparelho.

VEJA A NOTÍCIA NO SITE OGLOBO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s