METEORO CRUZA CÉU DO CEARÁ

Meteoro cruza céu do Ceará e é avistado em cinco cidades do Estado; veja vídeo

No total, foi percorrida uma distância de 89,7 quilômetros em apenas cinco segundos. A rocha espacial tinha aparência de uma bola de fogo esverdeada

Um meteoro foi visto na noite desse sábado, 22 de maio, por volta das 19 horas, no Ceará e em outros três estados nordestinos. As pessoas que viram o objeto confirmaram a aparência de uma bola de fogo esverdeada cruzando o céu na direção nordeste. A informação bateu com o registro da câmera da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), em João Pessoa (PB).

Veja vídeo:

A rocha espacial, conforme cálculo da luminosidade e velocidade do meteoro, possuía entre 20 e 60 quilogramas de massa, dos quais no máximo cinco quilos resistiram à passagem atmosférica. De acordo com a Bramon, os meteoritos gerados acabaram no fundo do Oceano Atlântico. No Ceará, a passagem do meteoro foi registrada por câmeras nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Barbalha, Milagres e Missão Velha.

Sobre o assunto

O meteoro surgiu sobre o Atlântico, a 99,2 km de altitude e cerca de 110 km da costa leste do Rio Grande do Norte, e seguiu brilhando intensamente até desaparecer a 36,3 km de altitude, ainda sobre o oceano, a 53 km de Natal. No total, foi percorrida uma distância de 89,7 km em apenas cinco segundos, o que representa uma velocidade média de 64,6 mil km/h.

Em caso de avistamento desse ou de outro meteoro luminoso, é possível compartilhar seu relato com a Bramon, por meio de formulário online.

VEJA A NOTICIA NO SITE OPOVO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s