AVES DOS REIS

Exposição reúne fotografias de centenas de espécies de aves encontradas em Angra dos Reis

Mostra pode ser vista na Casa de Cultura Larangeiras, no Centro até o dia 19. Ao todo, sete fotógrafos participam da Exposição Aves dos Reis.

Começou nesta sexta-feira (10) em Angra dos Reis (RJ) a Exposição Aves dos Reis. A mostra reúne dezenas de fotos de pássaros feitas por integrantes do Clube de Observadores de Aves.

As imagens podem ser vistas na Casa de Cultura Larangeiras, no Centro. Ao todo, sete fotógrafos participam expondo os registros, feitos somente em Angra.

Algumas das aves fotografadas fazem parte de espécies que se encontram em extinção. Uma delas é o Formigueiro-de-Cabeça-Negra. A estimativa é de que existam apenas 200 aves desta espécie apenas em Angra dos Reis e Paraty.

Atualmente, Angra possui 518 espécies de aves registradas. Isso coloca o município da Costa Verde no 8º lugar no ranking nacional de aves catalogadas e no 1º lugar na região sudeste.

Muita gente gostaria de se envolver com questões ambientais e apreciar a natureza se simplesmente elas conhecessem melhor essas joias que tem por aqui. E a fotografia de aves, que é uma possibilidade de atividade dentro do mundo de observação de aves, ela tem essa função de trazer a beleza para que as pessoas possam amar. E elas cuidam do que elas amam”, destacou um dos membros do clube de observadores de aves de Angra, Bruno Boni.

A exposição pode ser conferida até domingo (19) de segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos finais de semana, a Casa Larangeiras fica aberta até as 13h. A entrada é de graça.

Exposição mostra pássaro raro que existe somente em Angra dos Reis

Apenas 250 representantes da espécie estão livres na natureza e correm sério risco de extinção

O clube de observadores de aves de Angra dos Reis (COA) está realizando a exposição “Aves dos Reis” na Casa Larangeiras, na Praça Zumbi dos Palmares, Centro da cidade. No local estão expostas 60 fotos de espécies encontradas na cidade do litoral sul do Rio de Janeiro. A exposição mostra uma pequena parte do que Angra representa para os observadores de pássaros do Brasil e do mundo. Com suas 518 aves catalogadas, a cidade atingiu o oitavo lugar no ranking nacional de quantidade de espécies, sendo uma das duas cidades fora do circuito amazônico que integram essa lista.

Um dos destaques da exposição é o Formigueiro de Cabeça Negra, que não existe em nenhum outro lugar do mundo a não ser na Baía da Ilha Grande. O pássaro pertence à família dos Formicivoras erythronotus e corre um sério risco de extinção. Estudos apontam que existem entre 200 e 250 pássaros da espécie na natureza.

Correndo risco de extinção, o Formigueiro de Cabeça Negra chamou a atenção logo na abertura da exposição Foto: Jesiel Lucas

Para Carlos Dutra, guia de Bird Watching e fundador do Clube de Observadores de Angra dos Reis, os parques florestais existentes no município, como o da Serra da Bocaina, o Cunhambebe e o recém-criado Parque da Cidade, auxiliam na preservação das espécies. Porém, ele acredita que um trabalho de Educação Ambiental deve ser realizado para que moradores ajudem a preservar as espécies em extinção.

– As pessoas acabam agredindo essas espécies por falta de conhecimento do que está à sua volta. Quando há desmatamento ilegal ou queimadas nas florestas, os pássaros ficam seriamente ameaçados, pois perdem o seu habitat natural -, lembrou Dutra.

A exposição “Aves dos Reis” fica na Casa Larangeiras até o dia 19 de setembro com visitação aberta ao público gratuitamente de 9h às 17h. Aos finais de semana o espaço fica aberto até as 13h.

VEJA A NOTICIA NOS SITES G1 e ODIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s